Todos nós sabemos que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem um papel fundamental em nossas vidas. Entre os seus objetivos estão: manter a paz e a segurança internacional, proteger os direitos humanos, promover ajuda humanitária e promover o desenvolvimento sustentável. Para alcançar estas nobres causas é preciso fazer um trabalho de cooperação e mediação com 193 Estados soberanos. Portanto, é admirável a capacidade das pessoas que dirigem essa organização internacional de se comunicar e compreender diferentes pontos de vista.

A oportunidade de aprendizado com essa organização é enorme, por isso, o longo dos anos, foi desenvolvido o modelo de simulação ONU. Esse modelo visa o entendimento na prática de como são realizadas as atividades das Nações Unidas. A ideia principal é que os participantes possam vivenciar uma reunião da ONU e propor ideias para solucionar problemas globais do momento. É uma simulação fiel as atividades da ONU. Em troca, cada participante acaba por desenvolver a sua capacidade de síntese, análise, oratória, comunicação, confiança e negociação. A Moving Connections te guia por todo esse processo e te prepara para ele.

As simulações ONU ajudam estudantes a se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente. E há quem possa pensar que elas são só para estudantes de Relações Internacionais, mas isto não é verdade. A quantidade de desenvolvimento proporcionada pela simulação a torna atrativa para pessoas de todas as áreas, principalmente, Direito, Administração, Economia e Psicologia.

As simulações geralmente funcionam da seguinte forma: os participantes representam um Estado Membro em uma reunião de um dos comitês da ONU como, por exemplo, representar a Jamaica no comitê da UNESCO.  

Durante a simulação, os participantes irão discutir e negociar, com os países daquele comitê, possíveis ações e propostas de melhoria para a questão internacional em pauta. Aqui, as técnicas de negociação, oratória e análise crítica são fundamentais para embasar e comunicar com eficiência o ponto de vista do Estado representado. Os participantes devem realizar pesquisas sobre as questões reais que seus países estão enfrentando, como cultura, geografia, economia, política, direito e história do país, a fim de formular as resoluções finais. Dessa forma, os estudantes são desafiados a irem além das suas visões pessoais de mundo e comunicar aos outros delegados os interesses do país que estão representando.

E para garantir que todos os nossos participantes tenham uma excelente atuação nas simulações ONU, nós desenvolvemos um treinamento intensivo com conteúdo essencial. Os ensinamentos vão desde técnicas de negociação, oratória até as regras e procedimentos da simulação e escrita dos documentos que serão redigidos durante as reuniões.

Além disso, a Moving Connections participa de uma das maiores simulações da ONU que existe. Todos os anos, em março, a Moving leva a sua delegação para Nova York, EUA, onde a negociação é feita totalmente em inglês. São cerca de 5.000 estudantes do mundo todo que se reúnem para a simulação. O evento conta, também, com a participação de pessoas ilustres, como por exemplo, Ban-Ki-Moon e Kofi Annan, que já discursaram na cerimônia de encerramento, na Sede da Assembleia Geral da ONU! Com certeza uma experiência única na vida de cada participante!

E aí, gostou de saber como funciona uma simulação ONU? Conte para a gente nos comentários! Ficou interessado em saber mais sobre como ir para uma simulação com a Moving? É só você preencher seu nome e e-mail aqui embaixo que nós entramos em contato com você!

 Até a próxima!

Pin It on Pinterest

Share This