No post anterior nós falamos um pouco sobre como funciona uma simulação ONU. Acontece que existem diversos tipos de simulações e algumas são no modelo ONU, mas não são associadas à ONU. A Moving Connections se especializou no maior e mais antigo modelo de simulação: o National Model United Nations (NMUN), que é associado à ONU e acontece todo ano em Nova York. Mas afinal, o que diferencia essa experiência das outras?

Por ser uma simulação que conta com o apoio da ONU, a experiência da simulação é mais parecida com a realidade, devido aos motivos a seguir:

1. Pioneiro no uso de regras mais alinhadas com as usadas pela ONU. As regras de procedimento usadas nos programas do NMUN foram adaptadas segundo as regras reais da ONU. O Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) reviu e aprovou-as na década de 1990. 

2. As instalações da ONU, incluindo a sede da Assembleia Geral, são geralmente usadas no último dia de conferência, em Nova York. Quando o espaço da ONU não está disponível para a cerimônia de encerramento, geralmente realiza-se a cerimônia de abertura nas instalações da ONU. Sendo a primeira conferência modelo ONU a usar a sede das Nações Unidas, em Nova York, para o encerramento do evento, no ano de 1952. 

3. A simulação pode ser conduzida por especialistas que trabalham nos próprios comitês ou na área. 

4. Inúmeros oradores da conferência NMUN trabalham para a ONU. 

5. Os secretários-gerais da ONU, Ban Ki-moon, Kofi Annan e Boutros Boutros-Ghali; e os vice-secretários-gerais Amina J. Mohammed e Jan Eliasson já foram oradores principais do evento. 

6. Funcionários da ONU também já serviram como membros de grupos consultivos da simulação.

7. Toda a simulação acontece em inglês. Todos os discursos, negociações e documentos são feitos nesse idioma. 

8. A simulação conta com aproximadamente 5.000 estudantes que vêm do mundo todo. Além dessa ser uma excelente oportunidade de fazer networking, essa condição cria o ambiente perfeito para simular uma reunião internacional.  

9. Opportunity Fair: Todo ano acontece uma feira com a possibilidade de participação de universidades, organizações internacionais e empresas. Estas se colocam à disposição para responder perguntas e permitir que os participantes se inscrevam em cursos ou oportunidades. 

10. Discursos de pessoas ilustres da política internacional. Esses discursos são feitos tanto durante a opportunity fair, em formato de seminário, quanto durante as cerimônias de abertura e fechamento da simulação. 

O objetivo dessa experiência é permitir que estudantes, com ideias inovadoras possam propor sugestões para solucionar problemas internacionais. Você já se imaginou propondo soluções internacionais para a ONU? Essa é definitivamente uma oportunidade única e imperdível!

Como nós, da Moving, somos apaixonados por essa ideia, todos os anos nós nos dedicamos a treinar e preparar alunos universitários para participarem dessa simulação. E se você quer viver essa experiência incrível fazendo parte de nossa delegação fique atento para o período de inscrições!

Todos os anos nós abrimos as inscrições para o programa de Nova York e fazemos uma seleção de candidatos. Através da uma entrevista em inglês nós avaliamos a adequação aos seguintes pré-requisitos: inglês fluente, postura e comprometimento com o programa. Uma vez aprovado, você aprende tudo o que precisa durante o nosso treinamento intensivo. 

E nós temos uma novidade! No ano de 2020 nós vamos, pela primeira vez, participar também da simulação ONU no Japão! 

Para você não perder a abertura das inscrições e receber todas as informações sobre os programas de Nova York e Japão é só preencher essa caixinha aqui embaixo com o seu e-mail. 

E não esqueça de nos contar nos comentários o que achou desse post! 

Até a próxima!

Pin It on Pinterest

Share This