O NMUN (National Model United Nations) é um modelo de simulação ONU que acontece todo ano em vários lugares do mundo. Nós explicamos melhor sobre ele nesse post aqui. 

A Moving Connections participa todos os anos, desde 2015, da simulação que acontece em Nova York e já recebeu 4 prêmios durante a sua participação. Com esses 5 anos de simulação, nós aprendemos muita coisa e entendemos os maiores desafios que as pessoas enfrentam durante o evento. Por isso, preparamos esse post para ajudar aqueles que querem se destacar no NMUN. 

 

Dica 1: Prepare o seu inglês

Talvez o maior desafio para os brasileiros que participam da simulação é se sentir confiante com o uso da língua inglesa. Provavelmente, você tem conhecimento o suficiente para participar da simulação em inglês, mas ainda não se sente preparado. O segredo aqui é ter a maior quantidade de contato o possível com a língua antes da simulação. Por isso, orientamos os nossos delegates a adotar as seguintes estratégias: 

1. Fale com o seu parceiro(a) da simulação somente em inglês. Essa dica pode ser bem difícil de se acostumar no começo, mas ela é muito importante. Se comunicar somente em inglês com o seu parceiro vai fazer com que vocês se acostumem a utilizar o vocabulário dos temas da simulação. Isso pode fazer muita diferença e evitar que dê aquele “famoso branco” durante a simulação. Além disso, durante a simulação não é permitido falar em outra língua que não a inglesa, e se vocês estiverem acostumados a conversar em português, vocês podem acabar se descuidando durante a simulação e perder pontos por isso. 

2. Leia notícias em inglês. Saber o que está acontecendo no mundo é fundamental para o seu desempenho na simulação. Além disso, fazer a leitura em inglês vai te ajudar a saber os termos em inglês, pois nada adianta saber um termo em português, mas não em inglês, correto?

3. Acostume o seu ouvido a ouvir o inglês. Esse talvez seja o passo mais fácil de se cumprir pois são ações simples que vão acabar tornando a simulação bem mais fácil para você. Passe a assistir as séries e filmes em inglês e sem legenda, ouça a Podcasts em inglês e procure assistir as notícias em inglês. Essas ações acabam por acostumar o seu ouvido com a pronúncia dos nativos e ao conseguir entender melhor o inglês você com certeza se sentirá mais confiante para a simulação.

 

Dica 2: Estude muito bem o seu país e o seu tema

É fundamental que você se sinta preparado para a simulação. Por isso, busque saber tudo sobre o seu país. Isso também é muito importante na hora de promover soluções, pois uma ação que o seu país efetuou pode servir como base para a sua resolução. Por isso, damos as seguintes dicas: 

1. Procure no Google sobre o seu país e o seu tema. Saiba o que estão falando sobre.

2. Estude as principais resoluções e documentos referentes ao tema. Entenda porque o seu país aceitou-os ou não. 

3. Entenda um pouco da história do seu país. Ele passou por algum período de guerra? Como isso afetou a sua história? Não precisa ficar expert sobre a história do seu país, mas é bom ter um pano de fundo para conseguir entender os seus posicionamentos políticos.

  

Dica 3: Saiba todas as regras de procedimento

Um dos fatores que mais gera ansiedade nos participantes do NMUN são as regras de procedimento. São em torno de 11 regras que podem ser usadas a qualquer momento durante a negociação. Por mais que possa parecer muita coisa, quando se entende as suas funcionalidades, tudo fica mais fácil. Por isso, durante o nosso treinamento nós explicamos cada uma das regras, a sua função e os cenários em que podem ser utilizadas. Além disso, no último dia é feita uma simulação onde todas são colocadas em prática. Isso ajuda a fixar cada uma, e dar mais segurança no dia da negociação. 

 

Dica 4: Treine a sua confiança! 

Talvez o mais importante de tudo é se sentir confiante. A forma como você se posiciona e se apresenta é fundamental durante a simulação. Por isso, durante o nosso treinamento intensivo nós ensinamos técnicas de negociação, treinamos a oralidade e posições de confiança. Tudo isso faz uma diferença enorme no desempenho dos nossos estudantes. 

Essas são as principais dicas que fazem com que os delegates se sintam preparados e confiantes para a simulação. 

Se você tem alguma dúvida ou quer saber como participar do nosso treinamento é só entrar em contato com a gente através dessa opção ou da caixinha aqui embaixo. E para não perder o período de inscrições para o programa, deixe o seu e-mail nessa caixinha aqui do lado que nós enviamos informações exclusivas sobre o treinamento e o programa. 

Até a próxima!

Pin It on Pinterest

Share This