Viajar para um novo destino pode dar um “frio na barriga” ao pensarmos que teremos que nos locomover por um lugar desconhecido. Saber andar pela cidade dá liberdade e independência e, para isso, não é preciso ser um expert em viajar sozinho, basta ter as ferramentas certas! Para ajudá-los nessa missão, segue uma seleção dos aplicativos que mais uso quando vou encarar uma viagem internacional!

Vamos lá? 

Aplicativo 1- Google Maps 

O aplicativo que eu definitivamente mais uso na hora de viajar é o Google Maps. Por mais que o meu telefone já tenha instalado o seu adversário da Apple, existem diversas funções no Google Maps que sempre me salvam. 

Primeiro de tudo, o Google tem não só um vasto cadastro de bares, restaurantes e atrações, como ele também tem muito conhecimento sobre rotas de ônibus, metrôs e trens e seus respectivos horários de funcionamento. Acredite em mim, às vezes o Google sabe mais até do que as pessoas que trabalham no próprio transporte público ;). 

Mas a função que me é mais atrativa no Google Maps é que você pode baixar o mapa do seu destino para utilizá-lo offline. Então, mesmo que sua internet não esteja funcionando, você terá acesso ao mapa! Muitas pessoas não conhecem essa função e eu te garanto: a sensação de segurança é maravilhosa! 

A terceira função do Google Maps que utilizo é a de marcar os lugares favoritos. E se você é daqueles que gosta de pesquisar muitos lugares antes de ir, você também vai amar essa função! A primeira vantagem é que você pode marcar todos os lugares que você tem vontade de conhecer, facilitando a visualização desses pontos no mapa. Outra facilidade, é que você pode organizá-los por listas. Com isso, além de você organizar melhor o seu dia, você conseguirá ver os lugares por região de forma fácil e rápida sem que você perca muito tempo se perguntando “para onde ir agora?” 

E se você também é daqueles que geralmente viaja sem comprar um chip de telefone internacional, o Google Maps tem mais uma função que traz segurança. Antes de sair do hotel (ou seja, quando eu ainda tenho internet) eu favorito o lugar para qual eu vou, e assim tenho certeza de que o Google vai salvar essa localização no meu mapa offline e vai poder calcular uma rota certinha para quando eu for voltar pra casa. Não é que você precisa fazer isso todas as vezes, mas quando eu vou para algum lugar mais distante, ou menos conhecido, eu prefiro tomar essa precaução. 

Além disso, uma outra coisa que sempre faço quando eu chego em um lugar novo é aprender quais são as estações de metrô e ônibus mais próximas do meu hotel e quais as linhas que ali passam. Geralmente dou preferência por me locomover por metrô, ao invés de ônibus, porque as estações são pré-definidas e eu consigo contar mais facilmente quantas estações se passaram, porque a parada nelas é obrigatória. 

E assim chegamos ao segundo aplicativo que eu sempre uso, e na verdade ele é variável. Calma, que você já vai entender.  

Aplicativo 2 – Mapa do Metrô 

Sempre que chego em um lugar novo, procuro na minha app store se o governo disponibilizou algum aplicativo do mapa do metrô. Geralmente, as maiores cidades disponibilizam esses aplicativos e por eles você conseguirá entender melhor como funciona a rede de metrô da cidade, bem como ver também quais os pontos da linha que passam próximo ao seu hotel e as possíveis conexões. Sempre antes de ver a rota pelo Google, eu abro o mapa do metrô e busco a estação de onde vou sair e a estação para onde vou chegar, e vejo quais são as possibilidades. Dessa forma, vou conhecendo cada vez mais a cidade e ganhando mais segurança ao me locomover, sem me sentir “refém” de um aplicativo. 

Além disso, aprendi uma outra coisa por utilizar muito o metrô, principalmente em Nova York. Acontece que muitas vezes ficamos perdidos para qual lado andar quando saímos de uma estação de metrô, e a dica de ouro é: Olhe sempre o sentido dos carros. Quando você sair da estação, olhe o nome da rua em que está e olhe no mapa a direção em que os carros devem ir e se você precisa andar no sentido a favor ou contrário dos carros. É bem simples e economiza muito tempo ;). 

Aplicativo 3 – Moovit 

Uma vez viajei para uma pequena cidade congelante no Canadá. E lá não tinha metrô. Por isso, eu tinha medo de me locomover sozinha, pois eu não poderia fazer como no metrô, contando as paradas para saber onde descer. O medo de descer no lugar errado e congelar me fazia passar muito tempo em casa. 

Até que eu descobri o Moovit, um aplicativo desenvolvido especialmente para pegar ônibus. Ele mostra direitinho quais são as estações da rota do seu ônibus e as conta para você. Quando chegar a hora de descer ele te mandará um alerta. E o melhor de tudo: Uma vez baixada a rota, você pode sair da zona de internet que ele vai continuar funcionando. Assim, eu conseguia ver direitinho em qual parte do trajeto eu estava e quanto faltava para descer. Foi libertador! 

Aplicativo 4 – Life 360 

Para viagens em grupo, esse é um ótimo aplicativo para todos do grupo baixarem, assim ninguém irá se perder. O Life 360 compartilha a localização de todos que estão em um determinado grupo, o tempo todo, através do GPS. Por isso, mesmo que alguém fique sem internet, a pessoa ainda é rastreável. E o aplicativo também conta com um sistema interno de mensagem e um sistema de alerta. Ou seja, se algo acontecer, é fácil avisar aos seus amigos que você precisa de ajuda. 

Pessoal, espero que vocês tenham gostado das dicas! Esses são os aplicativos que mais uso durante uma viagem internacional! E para finalizar, vou ensinar vocês a baixarem o mapa offline e a salvarem os pontos favoritos no Google Maps. 

Como Baixar o Mapa Offline 

Passo 1

No seu celular baixe o Google Mapas (se é que ele já não veio no seu celular). Abra o aplicativo e busque o local que você quer salvar, por exemplo, Nova York.

Passo 2

Agora, abra o menu principal através das opções com três tracinhos no canto superior esquerdo.

Passo 3

Selecione a opção “mapas offline”.

Passo 4

Clique na opção “mapa personalizado”.

Passo 5

Aqui você vai visualizar a região que vai ficar salva para você acessar mesmo quando não tiver internet disponível. Quando selecionar a região que deseja é só clicar em download.

Pronto !

Lembre-se de incluir o aeroporto e possíveis regiões que vai visitar no mapa. Se elas não couberam na região permitida, é só repetir o processo e salvá-las em um novo mapa. Bem simples, não?

Como Adicionar um Favorito

Passo 1

Busque o nome do lugar desejado. Por exemplo: “Radio City Music Hall”.

Passo 2

Clique em salvar. Agora aparecem várias listas. Você pode ou parar por aqui ou colocar o lugar selecionado em alguma lista. As listas podem ser essas sugeridas como “favoritos”, “quero visitar”, “lugares com estrela” ou uma lista personalizada como a minha “Lower Manhattan”.

Pronto !

No mapa, você pode ver que coloquei o Hotel em que eu estava ficando, o Row NYC, na minha lista de favoritos e por isso ele sempre fica em evidência no meu mapa.

Essas foram algumas dicas que selecionei para vocês!

Espero que tenham gostado e que ajudem vocês por suas aventuras internacionais! 

Contem para nós o que acharam aqui nos comentários!

Pin It on Pinterest

Share This