Continuando a escrever sobre a nossa querida Capital, que está no centro de todas as atenções nesses últimos dias, hoje vou contar um pouquinho sobre os principais pontos turísticos e organizarei um roteirinho de 2 dias por Brasília!
Primeiramente, como eu já havia comentado no texto anterior sobre Brasília, você pode conhecer a cidade de maneira panorâmica ou da maneira que eu recomendo, que é entrando em cada ponto e conhecendo de fato cada local. Para isso Brasília é perfeita, pois na maioria dos prédios governamentais e pontos turísticos a serem visitados as entradas e as visitas guiadas são gratuitas e valem muito a pena! Nelas são explicadas as funções de cada local, são contados fatos históricos interessantes que já ocorreram por lá, curiosidades, entre outras coisas bacanas que este tipo de visita oferece. Sendo assim, a minha dica principal é que você se organize previamente, analisando os horários de visitas de cada ponto e realize o agendamento prévio de visitas guiadas para todos os locais que deseja visitar, assim dará tempo de fazer o recorrido pela cidade sem imprevistos e você poderá ter uma vivência completa em Brasília. Nos organismos que não exigem o agendamento prévio, geralmente você chega e aguarda o próximo grupo a ser chamado, o ponto negativo disso é que pode ser demorado nos dias de maior movimento.
Para facilitar a vida de vocês disponibilizarei os sites de cada ponto turístico citado aqui para que vocês possam conferir os horários e datas disponíveis e organizar seus horários!
As dicas de melhores maneiras de locomoção para os passeios eu escrevi também no post anterior sobre Brasília, dá uma conferidinha lá caso não se lembre ! 😉
Bom, vamos então direto ao ponto, ao ROTEIRO!
PRIMEIRO DIA:
Recomendo que se inicie o tour pela Praça dos Três Poderes. Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar sobre a Praça dos Três poderes, pode vir na cabeça a imagem de um local grande com árvores, bancos para se sentar e crianças correndo e brincando. Porém, essa praça, diferente de todas as que conhecemos, não possui nada disso. É um local aberto, retangular, que abriga os três principais poderes da República: o Congresso Nacional (Legislativo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Palácio do Planalto (Executivo).
Recomendo que reserve pelo menos uns 40 minutos somente para os passeios pela Praça dos Três Poderes em si, pois além dos palácios que estão ao seu redor, ela possui pontos turísticos interessantes como o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa , o Espaço Oscar Niemeyer e o Museu Histórico de Brasília. Além disso, você também não pode deixar de tirar uma foto com a famosa escultura de Bruno Giorgi chamada “Os Guerreiros”, mais conhecida como “Os Candangos” , os quais são considerados o símbolo de Brasília.

Terminando o passeio pela Praça sugiro que sigam para o Supremo Tribunal Federal (STF). Existem dois tipos de visitas que podem ser feitas: as visitas guiadas pelas instalações do STF e também há a possibilidade de assistir às Sessões de Julgamento no Plenário, tendo a oportunidade de ver ao vivo o que é mostrado na televisão. Para realizar ambas as visitas são necessários agendamentos prévios, mesmo se for um número pequeno de pessoas. Em minha opinião vale muito a pena fazer a visitação completa com direito à Sessão Plenária, é muito bacana conhecer a sala de julgamentos e entender melhor sobre os ministros e as decisões do supremo. Somente uma observação para os loucos por fotos típicas, em frente ao STF encontra-se a famosa estátua da Justiça Brasileira com os olhos vedados, vale dar uma conferida nela e garantir uma ótima foto!

Saindo do STF recomendo que sigam para o Congresso Nacional, prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As visitações nessas instalações não necessitam de agendamento prévio se forem nos finais de semana. As visitas ao Congresso Nacional possuem duração de aproximadamente de 1 hora. Terminando a sessão, se sua visita for durante a semana, eu recomendo que você vá almoçar no prédio da Câmara dos Deputados, que possui ligação com o prédio do Congresso Nacional, eles possuem duas opções de restaurantes deliciosos e com uma vista fantástica da cidade, já passei informações sobre eles também no outro texto!

Após a visita ao Congresso minha sugestão seria a visita ao Palácio do Planalto. Porém, ele é aberto para visitação somente aos domingos das 09h30 às 14h e não é possível realizar o agendamento prévio. Desta forma, se der sorte de estar lá aos domingos vale o passeio! Caso não seja domingo, a minha próxima sugestão é conhecer, mesmo que de fora, o Palácio da Justiça o qual é famoso pelas suas bonitas “quedas d’água”.

Se você gosta de museus e coisas históricas um lugar bastante interessante para se visitar em Brasília é o Museu de Valores do Banco Central. Eles dispõem de um acervo imenso que conta toda a história da moeda no Brasil, assim como seus variados processos de fabricação e de descarte, mostrando células do mundo todo e todas as que já existiram no nosso país. É possível também ver as diversas barras de ouro que eram utilizadas antigamente, inclusive a maior pepita de ouro encontrada no Brasil, que pesa em torno de 60 kg. Para ter acesso ao museu não é necessário o agendamento prévio, todavia, se você quiser que um guia te acompanhe e explique melhor todo o processo o agendamento é necessário e é gratuito.

Para terminar com chave de ouro seu primeiro dia de visitas em Brasília e recarregar as energias para o próximo dia, minha recomendação é seguir para o Pontão do Lago Sul. Para quem nunca ouviu falar, o Pontão do Lago Sul é um local a beira da Lagoa Paranoá bastante animado, que possui diversos barzinhos e restaurantes, uma ótima pedida para um fim de dia brasiliense. Esse local é parada obrigatória para quem vai conhecer a cidade e a minha sugestão é que vá ao final da tarde para ver o pôr do sol mais bonito da Capital.

Além disso, você terá a possibilidade de admirar outra obra de arte fantástica de Oscar Niemeyer, a Ponte JK.

SEGUNDO DIA:
Inicie pela visita à Torre de TV antiga, ao subir na torre é possível ter uma vista maravilhosa da Esplanada dos Ministérios toda e do restante da cidade. Logo na frente da Torre de TV está instalado o famoso letreiro escrito: “Eu AMO Brasília”. Vale a pena a foto típica para comprovar a sua visita. Atrás da Torre existe também uma Feirinha de Artesanatos locais, se você gosta de umas comprinhas reserve um tempinho também para esse passeio, é uma delícia!

Nas proximidades da Torre de TV está localizado o Memorial JK, por isso sugiro que o próximo ponto a ser visitado seja ele. Este Memorial é um dos mais bonitos que já vi na minha vida. É de fato emocionante a homenagem que fizeram ao Presidente Juscelino Kubitschek, além de ser uma imersão na história brasileira. Para visitar o Memorial JK também não é necessário agendamento prévio e para ele é cobrado uma taxa de R$10,00 para a entrada inteira e R$5,00 a meia entrada. Vale a pena reservar pelo menos uns 40 minutos para esse Memorial.

Para os amantes de futebol como eu, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha fica bem próximo ao Memorial JK. Entretanto, ele somente é aberto para as visitas aos Sábados das 09h à 11h30. Se você gostar de futebol e estiver por lá aos sábados, recomendo o passeio!

Agora pegue um ônibus circular da Esplanada ou até mesmo um Uber ou taxi e vá para o nosso próximo ponto que é o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Esse prédio é uma verdadeira obra de arte, tanto por fora quanto por dentro. Ele foi inteiro planejado para receber os estrangeiros e mostrar o Brasil para eles. Dessa forma o prédio todo é decorado com obras de artes e peças de artistas brasileiros e foi construído somente com materiais nacionais. Para visitar não é necessário o agendamento prévio. O passeio é sempre guiado e dura em torno de 1 hora. O único porém é que, atualmente, por conta das instabilidades políticas, o Palácio do Itamaraty está fechado para visitações e sem previsão para reabertura.

Para encerrarmos de maneira abençoada o nosso roteiro o próximo ponto sugerido é a Catedral de Brasília para apreciar essa obra fantástica de Oscar Niemayer. E se ainda estiver disposto vale a pena dar uma conferida nas exposições do Museu Nacional de Brasília, que fica logo ao lado da igreja.

Finalizamos assim nosso roteiro básico e rápido de Brasília!
Espero que tenha sido útil para vocês!
Nos vemos no próximo post!

Com mais de 10 anos de experiência no mercado externo, atuando com
negociações internacionais, Mag Kurmann, é apaixonada por adquirir e
transferir conhecimento através de experiências práticas ao redor do
mundo. Bacharel em Relações Internacionais e Gestora em Comércio
Exterior, Mag Kurmann desenvolve pessoas através de viagens
acadêmicas e conteúdo em diversos destinos!