Olá Pessoal!

Como estamos a menos de um mês para embarcarmos com um grupo para Coimbra, em Portugal, decidi dar algumas dicas de passeios pela cidade! Para quem não sabe esse grupo é formado por alunos e profissionais de Direito que irão se reunir para participarem do I Congresso Internacional de Direito Público na Universidade de Coimbra. Vai ser uma experiência única para cada um que participar, tenho certeza! E nos tempinhos livres da viagem eles terão a alegria de conhecer e passear pela primeira Capital de Portugal, Coimbra!  Apesar de pequena, Coimbra é muito rica em pontos turísticos e para quem gosta de coisas históricas (como eu) é uma verdadeira viagem ao tempo. Estivemos em Coimbra o ano passado, fomos em Julho (alto verão europeu) levando um grupo para participar de um Curso Breve de Direitos Humanos, também na Universidade de Coimbra e foi uma viagem incrível! Portugal é realmente apaixonante e Coimbra não deixa a desejar!

Separei aqui os principais pontos turísticos que sugiro que todos que visitem a cidade conheçam e vou contar um pouquinho sobre cada um deles!

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O primeiro ponto, claro, é a Universidade de Coimbra. Considerada a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais antigas do mundo, sendo Patrimônio Mundial da Humanidade, tombado pela UNESCO, ela é simplesmente fantástica de se conhecer. A visita à Universidade é aberta ao público e se você optar pela visita guiada ela é feita pelos próprios estudantes que se voluntariam para guiar os turistas. Essa visita guiada é cobrada e o valor gira em torno de 10 euros para estudantes e 15 euros para não estudantes. Quando realizamos o tour pela Universidade optamos pelo “Programa 3, Paço das Escolas” o qual incluía a visita ao Paço Real (Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas), Capela de São Miguel e Biblioteca Joanina (Piso Nobre, Piso Intermédio e Prisão Acadêmica) e foi bem satisfatório.

 

É possível também subir na Torre da Universidade, a qual possui aproximadamente 180 degraus de subida em um espaço um tanto quanto pequeno e apertado (para quem for claustrofóbico eu realmente não recomendo), mas a vista de lá de cima vale o sufoco e rendem ótimas fotos da cidade!

A TOGA

Para quem não sabe, na Universidade de Coimbra existe uma tradição em que os mestres e alunos utilizam uma Capa Preta, como se fosse a do filme do Harry Potter. Eles fazem questão de manter essa tradição antiga até os dias atuais, o que eu achei sensacional! À noite era possível ver os estudantes andando até mesmo pelos barzinhos da cidade vestidos com a famosa capa que eles tem orgulho de exibir. Para alimentar essa cultura existe uma loja oficial para a compra das Capas, que são chamadas de Togas, que também é o nome da loja. Vale a pena passar por ela para conhecer!

SÉ VELHA

A Sé Velha é a antiga Catedral de Coimbra, ela foi construída no século XII. É a única catedral portuguesa de construção românica, datada da época da Reconquista de Portugal, que sobreviveu a esse período de guerras e está intacta até os dias de hoje. Ela possui um Claustro, que é um elemento típico da arquitetura dos conventos e mosteiros, especialmente bonito. Vale a pena entrar e conferir. A entrada na Sé é cobrada em torno de 2 EUR e a visita ao claustro também é cobrada em torno de 5 EUR.

SÉ NOVA

Localizada bem próxima da Universidade, na parte alta da cidade está a igreja da Sé Nova. Ela foi construída pelos Jesuítas e depois que estes foram banidos de Portugal pelo Marquês de Pombal a sede episcopal de Coimbra foi transferida da Sé Velha para a Sé Nova. É bem bonita e geralmente é cobrado alguns euros pela entrada.

MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO

Localizado bem próximo à Universidade de Coimbra e bem em frente à Sé Nova, o Museu Nacional Machado de Castro é considerado um dos mais importantes de Belas- Artes de Portugal.

Vale muito a pena a visita e depois recomendo vá tomar um cafezinho na cafeteria do museu que tem uma vista maravilhosa da cidade!

PASSEAR PELA BAIXA

 Coimbra é dividida em parte alta e parte baixa. A Alta de Coimbra é a região onde localiza-se a Universidade de Coimbra, onde no passado era considerada a parte mais “luxuosa” da cidade, ou seja, onde moravam a alta sociedade de Coimbra como a nobreza, os cleros e os estudantes. Essa região era separada por uma muralha que tinha como entrada principal o Arco de Almedina, que também é um ótimo local para uma foto típica da cidade.

A região chamada de Baixa, no passado, era a região que ficava fora das muralhas da cidade, onde se encontravam o povo e consequentemente todo o comercio da região, como os famosos artesãos e as feiras medievais. Sendo assim, até os dias atuais essa é uma região mais comercial da cidade e uma verdadeira viagem ao tempo, pois existem prédios no local que são datados do século XII. É realmente delicioso e encantador passear pela Baixa! Além disso, muito apetitoso, pois lá encontram-se os famosos doces de Convento de Coimbra, que são feitos com nata e uma boa quantidade de açúcar para adoçar nosso passeio!

As ruas mais famosas da Baixa são a Rua da Sofia e a Rua Ferreira Borges, que é ótima para umas comprinhas!

IGREJA DE SANTA CRUZ

Aproveitando o passeio pela Baixa, recomendo que visitem o Mosteiro de Santa Cruz, o qual localiza-se logo na entrada das ruas da Baixa, na Praça 8 de Maio. Esta igreja guarda os túmulos de diversos reis de Portugal, inclusive o do primeiro deles, Dom Afonso Henriques. Vale a visita!

MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA

Esse foi um dos locais que eu mais me encantei de visitar em Coimbra!

Para quem não sabe, esse Mosteiro foi criado em 1330 por Dona Isabel, a Rainha Santa. Entretanto, como ele é localizado as margens do Rio Mondego, ele era inundado constantemente. As freiras foram tentando se adaptar às inundações construindo novos andares e abandonando a parte inferior. Até que em 1677, ele teve mesmo que ser abandonado e foi construído o novo Mosteiro chamado de Santa Clara a Nova.

Após o abandono do local, ele foi encoberto pelas águas e, consequentemente, por lamas e lodos. Somente recentemente ele foi recuperado pelo governo e foram retiradas as lamas e os destroços possibilitando uma volta ao tempo no mosteiro. O que eu achei fantástico foi o fato de o Mosteiro ter ficado por tanto tempo inundado e estar praticamente intacto! A lama conseguiu conservar diversas peças que haviam sido deixadas no local pelas clarissas, o que possibilitou aos estudiosos entender melhor a vida dessas moças. Eu realmente adorei o passeio e recomendo fortemente! Entretanto, li em notícias que no começo do ano de 2016 o mosteiro recuperado foi alagado novamente por conta das cheias do rio e foram perdidos diversos equipamentos do acervo, mas as visitas estão funcionando normalmente.

MOSTEIRO DE SANTA CLARA

O Mosteiro de Santa Clara foi construído para substituir o de Santa Clara Velha. A subida para chegar até ele é bem íngreme, portanto para os que desejam subir a pé, preparem as perninhas porque não é brincadeira! O Mosteiro é bonito, mas eu particularmente preferi mil vezes a visita ao antigo! O interessante desse local é que o corpo da Rainha Santa está guardado lá e dizem que este permanece intacto até os dias atuais! A entrada é paga, e é em torno de 5 EUR.

Essas foram as dicas dos principais pontos turísticos de Coimbra! No próximo post irei contar um pouquinho para vocês sobre os principais restaurantes e barzinhos da cidade!

Espero que tenha sido útil e que vocês tenham gostado!

Beijos e até a semana que vem! =)

Pin It on Pinterest

Share This